Olá, people! =)
Estava lendo e toda vez que leio tenho vontade de escrever! Comecei a refletir e levei para o campo pessoal do relacionamento interpessoal... Por que as pessoas complicam a coisa mais simpes do mundo? Sinceramente, vou afundar mais alguns meses no estudo da psicologia da comunicação! Sou muito observadora e detalhista, talvez isso tenha me levado ao desabafo que aqui deixo como fragmentos de pensamentos que não vou muito explicar! ;)
Todas as pessoas que me conhecem tendem a ter duas reações opostas: ou me rotulam para depois dizer -"pooxa te achei com cara de metida, mas você é legal!"; ou me idealizam como um produto do que gostariam de ter como amiga, namorada, colega, irmã, etc. Esta última opção, embora pareça, não é a melhor alternativa! Sei que você deve estar se perguntando, como não? É loura mesmo! =) Eis:
Tudo que você idealiza não é real e em algum momento vai te levar a uma decepção. Por ser atenciosa, sorridente, "boazinha", doce, por um tal carisma... Acabo sendo vítima de minhas próprias qualidades! Isto me lembrou que é a começar pelo nome: SORAYA é nome de princesa, sim, pesquisem no google! Mas é uma história triste, vejam só, "La princesa de los ojos tristes". A citada princesa encantava por sua beleza e foi rejeitada pelo marido por não poder ter filhos. Bem, não vem ao caso, porque nunca casei e posso ter filhos!!! Mas quando falamos em princesas, pensa-se logo numa linda história de glamour e amor!
Mas, voltando ao idealizar X decepcionar... Por me imaginarem como a 'boneca barbie' que gostariam ter, qualquer mínima atitude que não corresponda ao esperado, me torno a gata burralheira ou a bruxa má! Claro, é tênue a linha entre amor e ódio... Mas esse amor que desgosta não é puro, sincero e verdadeiro! Quem gosta de verdade admite os defeitos e as qualidades!
E o ser humano é tão egoísta que não consegue perceber que a parte errada da história é ele e não eu! Ou ser eu mesma sempre e ser sincera é errado?
Um exemplo: sábado útimo, estava entrando em casa quando me senti abraçada e pensei "what's up"? Acho que não só eu como o pessoal da portaria e da segurança!rs... Tranquilamente encarei a pessoa e ouvi "Sossô, eu te amo!" (então tá né, pensei... Te amo deve ser boa noite, bom dia...) E emendou na pergunta: - "você me ama também?"(de novo pensei, se não te odeio; não quer dizer que te amo, mas se responder que nao vai interpretar como te detesto, então...) "-Amo"! E ja me desvencilhei dos braços que me rodeavam e fiz que ia entrar quando veio a pérola que não esperava: - "Então quer namorar comigo?" Friamente fitei-o novamente e respondi em tom de preguiça: -"não"! Era pra encerrar aí, certo??????????
Certo é, mas... Errado!!!!!!!! Ouvi a resposta de uma negação que não pede debate: "aaaah, nãoooooo, então tá." Senti um tom de ameaça no ar... Ou seria de mal querer?
Esse tipo de situação sempre me acontece de diversas formas, minhas best friends podem confirmar e ainda dão boas risadas das estranhas abordagens dizendo que tenho um ímã do surpreenda-me! Pois bem, a docinho aqui também estressa, xinga, tem medo e as vezes até sai um palavrão! rs... Isso me lembra uma música da Sandy --> A princesa também sente, chora, sofre, sonha e ouve não. Eu prefiro a verdade a essa discutível perfeição!
Por que sempre eu tenho que ser a compreensiva???? Não é mais simples ser compreendida???? Todas as pessoas que me dizem 'você está sendo injusta, ingrata, insensível', enfim, estou sendo "IN"... Definitivamente, hora alguma pensaram em mim e sequer tentaram me entender! Pelo contrário, me atacaram com palavras rudes, foram duras, tomaram atitudes que magoam e de indiferença (no primeiro momento)... /=
Mas, oras, minha gente, toda ação tem uma reação! Eu sou humana e não tenho a mínima pretensão de ser candidata a perfeitinha!!!! =)
Independente deste caso aí ---> Eu sempre espero a poeira baixar, procuro a pessoa que me ofendeu, na maior humildade do mundo, e peço desculpas! Converso para que não fiquem mágoas porque quero amigos, colegas, colaboradores e jamais inimigos por besteiras, né, convenhamos! E engraçado que sempre reagem de forma positiva, como se estivesse tudo bem. E quando vou de coração aberto procurar a pessoa, fico triste pela barreira que ela criou para que eu corra atrás como que me castigando por um erro que não cometi. E aí começa um problema...
Até quando tenho que ficar sendo boazinha e educada, até quando tenho que ser compreensiva, até quando tenho que aguentar atitudes que normalmente não tolero para tentar provar que não fiz nada de errado? Até tento porque tenho a filosofia de que é preferível você ser prejudicada, dentro de um tolerável, do que prejudicar alguém.
Acredito que não estou no mundo a passeio e minha missão é espalhar o bem, fazer o bem e ser correta... Talvez por isso ainda aceite o que usualmente convenciona-se chamar de "isto já é humilhação", numa tentativa inicial de fazer o outro perceber todo equívoco e abrir o coração!!!!
Ahhhh, mas o ser humano também é muito orgulhoso e quando vê um tapete quer logo ir pisando (...) Aí mora o perigo, o limite da Sossô!
Eu dou a corda, mas se vai fazer um lindo laço ou se enforcar com ela, já ultrapassou o limite da "Helena" que habita em mim!!!! =)
É aí que as pessoas perdem o 'time'! Acham confortável a posição de vítimas e querem uma bajulação que não vão ter... E depois do tempo que cansaram do joguinho chato de 'tapete sossô' costumam achar que nada mudou )=...
Só que a brincadeira estava tão gostosa que esqueceram que não estavam manipulando a 'boneca barbie com defeito de fabricação'!!!! Infelizmente, eu começo a ver que aquilo tudo não passou de um jogo de ego ferido e me distancio; e aí sim, é muito remota a possibilidade da pessoa resgatar o coração aberto da loirinha simpática!
Creio que esse distanciamento poderia ter ocorrido lá em cima, quando perguntei se estava perdoada... Não era mais simples dizer NÃO! E arriscar perder a minha atenção, amizade, coleguismo, ou mesmo o coração que se pretendia conquistar, quer dizer, conquistar foi a única pretensão que não existiu porque ninguém conquista nada com atitudes de indiferença! ;)
E era a única coisa que deveria ter sido cogitada ---> conquistar!!! A conquista envolve respeito, compreensão, carinho, admiração, tempo, habilidade, verdade. Tudo que conquistamos na vida é pra sempre, ja pararam para observar?
E vou terminar meu desabafo com a mesma interrogação que iniciei porque a resposta de cada um que por aqui passar, eu não saberei!
Como vida tem trilha sonora, hoje de Oswaldo Montenegro, meu mestre na área artística que me dirigiu no primeiro musical da minha vida, deixo uma música que adoro cantar mais alto que a música:
Todo mundo é lobo por dentro (Petulante)
(Oswaldo Montenegro)
Todo mundo é lobo por dentro ninguém é lobo mau (pra sempre)
Tem gente que nasce lobo?
Responda você!
Você me disse que eu sou petulante, né?
Acho que sou sim, viu?
Como a água que desce a cachoeira e não pergunta se pode passar
Você me disse que meu olho é duro como faca
Acho que é sim, viu?
Como é duro o tronco da mangueira onde você precisa se encostar
Você me disse que eu destruo sempre a sua mais romântica ilusão e que destruo sempre com minha palavra o que me incomodou
Acho que é sim
Como fere e faz barulho o bicho que se machucou viu?
Como fere e faz barulho o bicho que se machucou viu?
Todo mundo é louco por dentro
Ja viu alguém normal Pra sempre?
Tem gente que nasce louca?
Responda você!
Hoje tem bis pela terça chuvosa em BH...afff. Cadê meu amado Sol?!
Uma letra de Chico Buarque:
É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar
Que o ar no copo
Ocupa o lugar do vinho
Que o vinho busca ocupar o lugar da dor
Que a dor ocupa a metade da verdade
A verdadeira natureza interior
Uma metade cheia
Uma metade vazia
Uma metade tristeza
Uma metade alegria
Beiijuss, Sossô =)