Tema: LEISHMANIOSE
O Brasil não pode proibir o tratamento da leishmaniose canina!
O Blog da Sossô comenta: "se na Europa e em todos os outros países do mundo os cães são tratados, por que motivo no Brasil não podemos?"
Sim, nós podemos!
Em inglês: Yes, We can!
Em italiano: sì possiamo!
Em japonês: はい私達はできる,
Em espanhol: podemos sí!
Palestra em Belo Horizonte 09.06.2009 (Dr. Leonardo Maciel Andrade - Hospital Veterinário Animal Center (31)3441-0511)
O Brasil não pode proibir o tratamento da leishmaniose canina!
O Blog da Sossô comenta: "se na Europa e em todos os outros países do mundo os cães são tratados, por que motivo no Brasil não podemos?"
Sim, nós podemos!
Em inglês: Yes, We can!
Em italiano: sì possiamo!
Em japonês: はい私達はできる,
Em espanhol: podemos sí!
Palestra em Belo Horizonte 09.06.2009 (Dr. Leonardo Maciel Andrade - Hospital Veterinário Animal Center (31)3441-0511)
Durante a palestra, ele falou sobre um livro de filosofia que leu recentemente. O livro fala sobre o homem que construiu a câmara de gás, que matou milhares de judeus. Ele alegou não sentir culpa, porque estava "cumprindo ordens". Da mesma maneira, o soldado que conduzia as pessoas às câmaras de gás, também se eximia de qualquer sentimento de culpa, porque estava apenas "cumprindo ordens". O filme recém lançado e indicado ao Oscar, "O Leitor", também nos remete ao cumprimento de ordens e ao não sentimento de culpa. Fica claro que há um "burocratização do erro" e, consequentemente, uma "diluição da culpa". Ninguém se sente culpado de sua atitude, por mais anti-ética que seja, porque está sempre cumprindo ordens. É por isso, que muitos ficam indignados com a postura de alguns médicos veterinários, agentes de saúde, proprietários de animais....
Com relação ao TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE CANINA é exatamente isso que acontece.
Alguém no topo do poder, orientado por um trabalho de técnicos com interesses duvidosos, assinou a Portaria Interministerial nº 1426 e deu-se o ínicio da burocratização do erro. Quem assinou a portaria não sente culpa, porque foi orientado pelos técnicos. O funcionário do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) Municipal, que vai a casa das pessoas buscar os cães soropositivos para a eutanásia, não sente culpa, porque está cumprindo ordens. Os veterinários que recusam-se a dar continuidade ao tratamento de seus antigos pacientes não sentem culpa, porque estão cumprindo ordens. Aquele que faz a eutanásia de 50 cães de uma só vez, nas câmaras de gás dos CCZ, não sente culpa, porque está cumprindo ordens. Desde que o proprietário se comprometa a tratar seu cão, até o último dia de sua vida, não há necessidade de eutanasiá-lo. *O tratamento existe há muitos anos e a portaria não tem embasamento legal porque é direito do médico veterinário prescrever tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.
LOGO > a opção (tratar ou eutanasiar) deve existir ao proprietário do cão doente!!! HELLOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não cabe a ninguém, de nenhum órgão público, decidir pela vida dos meus cães. Nem de seus cães. Nem dos cães de ninguém. Saudáveis ou infectados com qualquer doença. Segundo o Dr. Leonardo Maciel, o grande problema é que os órgãos publicos sabem que o tratamento impede a transmissão da doença. Mas, se forem investir em tratamento, teriam que abrir um SUS CANINO. Considerando que o SUS humano já é uma vergonha nacional, como esperar investimentos para cães? Você se permite ser anti-ética só por cumprir ordens?
Veja outros dados da palestra:
Vacinas: LEISHMUNE, descoberta em 1981 para outros fins pela Dra Clarisa Palatrik de Sousa da UFRG.... Com uma eficácia até o 2º ano de aplicação de 98,7%, depois do 2º ano 97,2% e totalizando tem uma eficácia de no mínimo 92% de eficácia.... O cão fica positivo nos exames mas não é portador e muito menos é reservatório da doença, são apenas anti-corpos que o deixa positivo.....LEISH-TEC, tem as mesmas eficácias da Leishmune e com o mesmo percentual.
Combate segundo a secretária da Saúde:-Remoção canina: a eutanásia. Mas por unanimidade, num Congresso Nacional, essa é a pior solução, pois os humanos tambémm são reservatórios da doença...
-Drogas: tratamento para todos os cães doentes;
-Vacinas: vacinar todos os cães e aprovação imediata da vacina humana;
-Eliminar o Vetor: pela Secretaria de Saúde este item está em último lugar. Segundo os estudos é o mais eficiente, o mais barato e o que realmente vai resolver o problema: conscientizar a população a limpar, borrifar suas casas e ainda plantar citronelas e mais alguns simples procedimentos.
O que devemos fazer de imediato:-Borrifar nossas casas com K-Otrine nas paredes de 90 em 90 dias e se for em madeiras de 100 em 100 dias e pode fazer isso na casa de nossos cães;
-Plantar citronelas;
-Manter o ambiente limpo (podar as árvores, tirar entulhos, lixos, etc....);
-Vacinar nossos cães;
-Usar coleiras repelentes;
-Conscientizar os vizinhos;
-Castrar nossos animais (quanto mais cães, melhor para o vetor);
-Fazer exames em nossos cães e se ele for POSITIVO, trata-lo e está consciente que o tratamento requer toda a nossa atenção, tempo, dinheiro e cuidados e caso o proprietário não se dispõe disso, a solução será realmente a eutanásia.
COMPROVADO CIENTIFICAMENTE:Temos a DENGUE e muitas outras doenças que estão muito à frente da LEISHMANIOSE, segundo a Secretaria da Saúde, para investimento em tratamentos, prevenção e cura. E a 'LEISHMANIA' está em 6º lugar na lista!
Mas... Se o governo não tem dinheiro para tratar da DENGUE e combatê-la (primeiro lugar da lista), quem dirá o 6º lugar....
Cabe a nós fazermos um serviço de FORMIGUINHAS e, de boca em boca, bater de porta em porta e conscientizando os nossos vizinhos e pedir aos nossos vizinhos para esclarecer os seus vizinhos e parentes e assim vamos fazendo nosso papel social enquanto cidadãos inteligentes!!!!
Sacrificar os cães DEFINITIVAMENTE não é a solução, pois o VETOR vai continuar fazendo vítimas, uma vez que os outros animais (cavalos, homens, hamster, raposas, etc) tbm são reservatório da doença.... O que vamos fazer então??? Matar a todos contaminados, inclusive os homens e deixar o planeta para o vetor??? Isso é absurdamente sem lógica.... TEMOS QUE IR DIRETAMENTE NO VETOR: PROCEDIMENTO SIMPLES (MAS EM MASSA) PARA O COMBATE AO MOSQUITO E O TRATAMENTO DOS DOENTES (ANIMAIS RACIONAIS OU IRRACIONAIS INFECTADOS).
***LEMBRETE: A LEISHMANIOSE NÃO É TRANSMITIDA DE PESSOA PARA PESSOA OU DE ANIMAL PARA ANIMAL, SOMENTE PELO MOSQUITO! "Penso, logo existo!" -'Será, para uma grande maioria de Homo Sapiens??? !!!'
SINTOMAS NOS CÃES:
-Alguns cães não apresentam nenhum sintoma..... absolutamente nada visível e está contaminado. Mas geralmente os sintomas são basicamente estes:-Sangramento nos calos (não é normal calos de cães sairem sangue);
-Feridas pelo corpo que não cicatrizam;-Feridas nas pontas das orelhas;
-Ínguas (caroços) pelo corpo (dorso, coxa, pescoço, etc);
-Queda de pelos com falhas;-Emagrecimento;
-Secreções nos olhos e as vezes no focinho;
-Queda de pêlos em volta dos olhos;
-Dores nas articulações (as vezes que ele se machucou e não cura);
-Babesiose (doença do carrapato) que não cura com o tratamento;
-Caspas ou seborréia;
-Crescimento das unhas;
Sobre a vacina preventiva: para os cães existem duas:
*Leishmune e Leish-Tec (ambas com a mesma eficácia de no mínimo 92%)....*Para os humanos a vacina já está prontinha. Mas como se trata de vacina para seres humanos é um pouco burocrático para a liberação, existem muitos testes a serem feitos e a liberação pela secretaria da saúde costuma demorar um pouco. Somos obrigados a aguardar alguns meses ou anos para que chegue até nós.
*Só para acrescentar.... em gatos são RARÍSSIMOS os casos de leishmaniose, somente em gatos com câncer em estágio avançado ou com AIDS e mesmo assim é raro.... E a vacina de cães não pode ser aplicadas em gatos.
*A Associação Bichos Gerais reafirma a necessidade urgente de um programa de controle populacional de cães e gatos, efetivo e agressivo, além de ações de educação da população e combate ao mosquito vetor da leishmaniose. É solidária e oferece seu apoio a todas as pessoas e instituições da área jurídica, médica, veterinária e de saúde pública na construção de melhores condições de saúde e na preservação da vida, de humanos e animais.
Fontes:http://www.abrigodosbichos.com.br/noticias253.htm e http://acaixadepanboris.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
VEJA TAMBÉM:
Fontes:http://www.abrigodosbichos.com.br/noticias253.htm e http://acaixadepanboris.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
VEJA TAMBÉM:
www.abrigodosbichos.com.br/trata
*Tratamento da Leishmaniose Canina? Yes, we can!* Beiijuss, Sossô =)
"O pior cego é aquele que não quer enxergar"
*Tratamento da Leishmaniose Canina? Yes, we can!* Beiijuss, Sossô =)
"O pior cego é aquele que não quer enxergar"

