domingo, 13 de março de 2011

Quem é rainha nunca perde a sua majestade - a década de 80 deixou seu legado!

Do you remember this?
Curiosidades dos herdeiros dos anos 80...
*Os 3 maiores vencedores do 'Qual é a música?' (programa dominical em que Silvio Santos usava o jargão - Qual é a música Maestro Zezinho?) foram Ronie Von,  Sílvio Britto e Gretchen. Mas Nain brigou na justiça para ser reconheido como o maior ganhador.
10 coisas fundamentais daquela época:
1)Ter uma parente ou amigo dos pais que fosse viajar para Manaus. O sujeito podia comprar por preços irrisórios joguinhos eletrônicos de bolso na Zona Franca, onde havia uma oferta muito maior do que nas grandes capitais.
2)Juntar moedas naqueles cofrinhos distribuídos pelos bancos.
3)Gravar músicas de rádio em fitas K-7, mesmo com os slogans das emissoras na introdução e o locutor apressado falando antes do término dela.
4)Responder àqueles questiónarios enormes, que ocupavam quase todas as páginas do caderno. Tudo para saber uma única coisa,  que vinha no fim: quais meninos elas achavam mais bonitos. Não podia mentir.
5)Pedir a quem fosse aos EUA que trouxesse M&M e batata Pringles.
6)Encapar cadernos e livros com papel Contact e depois botar adesivos com o nome. No início dos anos 80, o que se usava era aquela fita de plástico duro e de várias cores, em que um aparelhinho gravasse letras e números.
7)Desviar de um PequinÊs nas ruas. O cachorro era feio, mau humorado e latia histericamente. Mas, pelo visto, não cruzaram muito por aí porque a raça sumiu do mapa.
8)Saber de cor e saltiado os nomes exóticos dos filhos de Baby Consuelo e Pepeu Gomes: Riroca, Zabelê, Nanashara, Pedro Baby, Krishina Baby e Kriptus Rá.
9)Fazer desenhos e pedir que as pessoas assinassem no gesso, quando se quebrava o braço, a perna ou qualquer outra parte. Mas sempre tinha o bobalhão que não deixava ninguém escrever para manter o gesso branquinho.
10)Usar Mercúrio Cromo porque Merthiolate ardia à beça!


*Wandeco Pipoca, o primeiro Bozo,  foi afastado do programa, em 1981, porque não levava jeito com crianças e falava muitos palavrões diantes delas nos bastidores.


*O Restart da época chava-se Menudo. Na primeira vez que o grupo veio ao Brasil, em 1984, fez um show no Playcenter sem muita divulgação e alguns meses depois virou febre.
*Os sorvetes vinham em embalagens de papelão em formato de tijolos. Mas a grande mania era jogar discos da Kibon nas praias e a grande frustração quando o palito não vinha premiado, somente com uma letra K.
*Os meninos tinham time de futebol de botão que ficava guardado numa caixa especial, a popular concentração. Jogava-se em mesas de madeira pintadas de verde e para os botões deslizarem melhor, usava-se o lustra-móveis 'óleo de peroba'.
*Xuxa estourou com a música Ilariê, lançada em seu terceiro LP.


Fonte - Almanaque Anos 80.


Por falar na Rainha, me desculpem os invejosos e quem não ama a vida, mas eu cresci com a 'filosofia Xuxa' de amar e respeitar a natureza e os animais, de dizer não ao fumo, não as drogas, não a bebida e um sim a tudo que é bom e faz bem!
Todo programa de TV tem um marketing enlatado que o sustenta e o que seria da publicidade sem comerciais? Quem critica a Xuxa consome Mc'Donalds, é viciado em Coca-Cola, coloca os filhos na frente de canais pagos ou do vídeo-game para se alienarem na cultura "boa", o que não é de 'massa', ah, sim, a cultura elitista pode, basta ser em inglês e fica tudo lindo!
Mas não estou aqui pra ditar a forma correta de cada um educar seus filhos. Até porque educação não vem da televisão e sim da base familiar, de berço mesmo, de uma escola competente, das amizades e da filosofia de viver e saber viver...  Então, meu objetico aqui é relembrar a carreira de uma loirinha especial que muito marcou a todos da geração XOU da Xuxa, de quem acredita que 'tudo que tiver que ser, será! ;)

Em 1986 o programa Xou da Xuxa, comandado pela Rainha dos Baixinhos, estreava na Rede  Globo. A loura descia de uma nave espacial e comandava as manhãs na 'Venus Platinada' ao lado de sua turma -  as soldadinhas Paquitas, Dengue, Praga e personagens que mexiam com a imaginação da garotada. Xuxa também viajava todo o país com seu 'Xou'. Foram muitos artistas que se consagraram lançados por ela, aliás, tudo que a Rainha tocava virava ouro! 

Na época, não existia o CD e o mercado fonografico comercializava o 'disco de vinil' que vinha com encarte recheado de fotos. "Xou da Xuxa" foi o primeiro Lp de uma série de sete títulos gravados pela Rainha dos Baixinhos com o mesmo título. Um  dos destaques fica por conta da abertura do programa  "Doce Mel ( Bom Estar Com Você)" composta por Claudio Rabelo e Renato Corrêa.
Na época do lançamento do programa o desenho animado da She-Ra estava fazendo um grande sucesso, assim Joe e Tavinho Paes compuseram uma canção que falava da heroína. "Amiguinha Xuxa (Messias Correa e Rogério Endé) e "Turma da Xuxa" (Reinaldo Waisman e Robson Stipancovich) eram os outros destaques do álbum. Os programas iniciavam com o café da manhã da Xuxa ao som de "Quem Qué Pão", música que também marcou este trabalho. 
Lado A 
(Claudio Rabelo e Renato Corrêa) 
(Reinaldo Waisman e Robson Stipancovich)
Peter Pan
(Rita Lee e Roberto de Carvalho)
Garoto Problema
(Frejat e Guto Goffi)
Meu Cãozinho Xuxo
(Desconhecido)
 
Lado B
She-ra
(Joe e Tavinho Paes)
Amiguinha Xuxa
(Messias Correa e Rogério Endé)
Meu Cavalo Frankstein
(Tuza e J. Corrêa)
Quem Qué Pão
(D. Baldan Bembo, S. Bardotti Giacomelli, M. Bongiorno, Maria Amélia & Vivian)
Miragem Viagem
(Stevie Wonder - versão de Ronaldo Bastos)

Volto depois pra continuarmos nossa viagem no tempo! Beiijuss =)