sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

FOGOS DE ARTIFICIO - UMA IMBECILIDADE HUMANA ATÉ QUANDO?

O texto abaixo é de Andrea Giusti, presidente da Procura-se Cachorro - oscip Projeto SalvaCão e editado por mim, ou seja, não reproduz ibises literes a autora.

Andrea escreveu o texto para demonstrar e tentar uma conscientização social de como os animais sofrem nas datas festivas, principalmente de final de ano, por causa da fútil e ignorante diversão dos humanos!

Uma parte pequena do que acontece nas festas de final de ano:
-centenas de pássaros mortos no dia 31;
-centenas de cães mortos no dia 31;
-milhares de cães desaparecidos no dia 31!

Não dá para continuar com essa ignorância por simples diversão! Por favor, repense e compartilhe a informação!

"Desde que que entrei na causa animal, há alguns anos, penso sobre as comemorações com fogos e rojões. Já havia presenciado o desespero de um cachorro que corria pela casa e latia sem parar. O cão, angustiado, quase perdeu as unhas de tanto abrir uma porta.

Esse foi o segundo réveillon já com o Procura-se Cachorro e posso dizer que a situação é muito triste! Pouca gente sabe que a noite do dia 24/12 e a virada de ano registra o maior numero de animais desaparecidos. Os relatos são quase todos semelhantes, para não dizer todos, sobre animais que fugiram assustados, sem ao menos atender ao chamado do seu tutor! Alguns cães viajam com suas famílias e o ambiente estranho contribui ainda mais com o fato. Outros permanecem em casa e nem assim se livram do pavor, pois quebram portas, arrebentam fechaduras, pulam muros e saem em disparada.

O que me surpreendeu desta vez foi a quantidade de animais mortos por parada cardíaca. Uma imagem que está circulando nas redes sociais mostra um cão que faleceu na cama, ao buscar abrigo, de tanto pavor."

Os fogos coloridos encantam multidões, é fato! Geralmente estourados em locais apropriados ou região planejada não são tão estrondosos assim, não causam tanto susto nos animais e nem provocam acidentes. Já o tal rojão, estourado pelo vizinho, de forma irresponsável, como consta nos diversos depoimentos, é o grande vilão responsável pelo caos. O cachorro é pego de surpresa, no susto de um estrondo que parece estourar dentro de nossas próprias casas. Sem citar o risco de acidentes e incêndios. Circula também nas redes sociais o depoimento de uma família, com fotos, do quiosque incendiado enquanto a família dormia devido a fogos de artificio. Ridículo o susto, o risco e o prejuízo né?

Mais ridículo ainda é ter estatísticas de  animais mortos ou que fugiram ou ainda que sofreram convulsão e paralisia por causa de uma imbecil forma de comemoração humana. Em pleno seculo XXI o ser humano não aprendeu a conviver de forma que respeite os animais e a natureza. Isso é burrice - depredar o próprio ambiente onde vive para posteriormente ser vítima das catástrofes da natureza. O ser humano se destrói e destroi o ambiente que ele necessita pra viver por causa de minutos que nada significam perante uma vida pela frente. Ele planta catástrofes com suas imbecis atitudes momentâneas e nesse momento não pensa em filhos e nem em netos que também vão necessitar do planeta pra sobreviver. E fica com a hipocrisia de que ama seus filhos, ama seus familiares! Que amor é esse que destrói o habitat que os seus queridos vão precisar?

Estamos falando dos efeitos nos animais somente. Imagina se fosse citar pessoas feridas, casas incendiadas e a degradação na atmosfera do planeta? Poluir o ar que respira por causa de um efeito visual é muita idiotice! Será quando vamos acordar e deixar de ser estúpidos na forma de viver? Estamos enganando a nós mesmos defendendo ou ignorando um problema que se repete ha anos - fogos de artifício!

E o acidente de Santa Maria, quantas vidas ceifadas por causa de uma ignorância? Novamente um fogo de artificio causando mortes e dor! Até quando Brasil? Autoridades cadê vocês? Com aquele acidente era para ter sido repensado e mensurado os danos que fogos de artificio causam e ter sido proibido o uso de uma 'arma branca' para diversão! Mas omo o Brasil é o país dos absurdos, vamos assistindo aos horrores sem poder tomar muitas providencias e, pelo menos, tentando conscientizar a população...

Vale lembrar que entramos no ano da Copa do Mundo onde teremos muito fogos pra acidentar muita gente e causar mais danos ao ambiente e aos animais!  O consolo é que depois de muitas mortes e terríveis acidentes, o maldito balão à gás de festas juninas foi proibido! Esperamos atitudes de políticos inteligentes para que os fogos de artifício também sejam proibidos! Até quando vamos sofrer as consequências dessa industria irresponsável onde fecham-se os olhos para o problema por causa de arrecadações de impostos, com certeza! Inclua a prostituta propina no meio, senão alguém ja teria tomado providencias! O dia que aprendermos a votar e a cobrar publicamente atitudes inteligentes de nossos políticos, teremos uma melhoria social para nós mesmos! Repense, divulgue, compartilhe - Contra Fogos de Artifícios! Seu futuro gradece e o meio-ambiente também!