terça-feira, 31 de maio de 2011

Por que alguns alimentos como chocolate fazem mal aos pets?

Raça: American Staffordshire Terrier

Guloseimas consumidas por donos de animais de estimação muitas vezes podem ser tóxicas aos seus pets. É importante entender que o organismo do homem se difere do organismo de cães e gatos e daí a importância de oferecer uma dieta equilibrada ao animal.
Donos que não resistem a carinha de vontade de seus pets devem pensar duas vezes antes de dividir com eles suas guloseimas. Em época de Páscoa, o chocolate é um dos principais causadores de intoxicações alimentares. Acontece que alguns alimentos, mesmo sendo comuns na dieta humana, não podem ser ingeridos pelos animais de estimação. Mas por que o chocolate faz mal aos pets? 
A veterinária da Vetnil, um dos mais importantes laboratórios veterinários do país, Amanda Carvalho, explica que o organismo dos pets não é igual ao do ser humano. "Algumas das diferenças entre homens e os pets são nítidas, como a sensibilidade ao frio. Um pet pode andar no gelo sem queimar as patas por exemplo. Acontece que internamente também há diferenças significativas. A forma de metabolizar substâncias é uma das principais".

Por que eu posso comer chocolate e meu pet não?
No caso do chocolate, explica a veterinária, o composto químico nocivo ao pet é a teobromina, uma substância similar à cafeína. "A cafeína em excesso faz mal a uma pessoa adulta e não é eliminada pelo organismo de um bebê, por exemplo, rapidamente. De forma semelhante age a teobromina no organismo dos pets, que não conseguem eliminá-la do sangue de forma rápida, sendo prejudicial à saúde de cães e gatos e podendo levar a quadros de intoxicação".
Agrade o pet com petiscos adequados:
Uma dica para manter os pets felizes enquanto o dono delicia seus ovos de Páscoa sem culpa é oferecer a eles petiscos funcionais. "Os petiscos, além de saborosos, são benéficos à saúde dos pets", afirma a veterinária. A Vetnil oferece os sabores natural e carne, Pet Active Palitos e o Pet Active Pró-Bife.
Agora, para os casos que chegam a um quadro de intoxicação alimentar, Amanda Carvalho explica que o dono pode administrar carvão ativado ao pet. Essa substância está presente no medicamento Enterex, da Vetnil, e tem poder adsorvente, além de proteger a mucosa intestinal. A medida, no entanto, não dispensa a necessidade de levar o pet ao médico veterinário.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ADOTAR É TUDO DE BOM


A rainha dos baixinhos, Xuxa recebeu o título de madrinha da campanha Adotar é Tudo de Bom, na quinta-feira (05/05/11). Ela visitou o abrigo Dona Marina Bourdette, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que cuida de cerca de 400 animais.
''Tem muito cachorro na fila para adoção e muita gente que fez maldade com eles. Espero tocar o coração das pessoas boas e que alguém adote esses animais'', declarou a apresentadora.

Ela, que tem quatro cachorros em casa, falou como trata seus animais: ''Não gosto de falar do alto e até sento pra comer com eles. Eles me cheiram e eu cheiro eles. Devem achar que sou um cachorro diferente, eu tenho meu lado cachorro''.


Adoção
Questionada se pretendia adotar algum dos bichinhos, ela disse que não seria uma atitude tão simples porque tem passarinhos soltos em casa.

"Essas coisas têm que vir do coração. É complicado também porque, na minha sala, tem uma árvore para os meus pássaros ficarem soltos. Não é qualquer animal que se adaptaria a isso", disse ela, pouco antes de entrar em um canil para brincar com um cão da raça Pit Bull.

“O que os cachorros querem acima de qualquer coisa é carinho. O cão te aceita do jeito que você é, mesmo que esteja descabelado e sem dinheiro no banco. Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto dos meus cachorros. Me dou muito melhor com bicho do que com gente. Eles são verdadeiros mesmo. tenho meu lado cachorra”, brincou Xuxa, que já teve 54 cachorros, mas hoje só tem quatro – três Yorkshires e um Shi Tsu. 

Cuidado com os animais
“Nunca levantei a mão para nenhum bicho meu. É como eu falo sobre gente: tem filho para quê? Para bater?

Relação de Sasha com os bichos
“Ela quer comprar todos, mas eu seguro e digo que ela só pode ter se puder cuidar. Como ela sai de manhã e volta para casa à noite, acho que ela já entendeu isso. Quando era menor, ela me pedia um bicho em todo o aniversário".

Assim como nossa Rainha conseguiu ser exemplo para toda uma geração da década de 80 com campanhas contra as drogas, bebidas, cigarro e pela natureza; que essa sementinha germine também em nome dos cães de todo o Brasil!
ADOTAR É TUDO DE BOM E RESPEITO AOS ANIMAIS MELHOR AINDA!
bEijUUss,
Soraya Fontes. =)


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Você sabia que cigarro também faz mal aos animais?


O fumo passivo afeta cães e gatos e destrói as células de defesa



Como se não bastassem os malefícios à saúde humana, cigarro também pode causar problemas respiratórios e câncer no animal de estimação. Aliás, os bichinhos sofrem, e muito, com o fumo passivo. O alerta vem de uma pesquisa da fundação americana The People’s Dispensary for Sick Animals.
Segundo ela, gatos expostos ao cigarro têm o dobro de propensão a desenvolver linfoma, um tumor que ataca o sistema linfático e destrói as células de defesa. Os cachorros, por sua vez, têm probabilidade de apresentar problemas respiratórios. “Tumores em seios nasais também são duas vezes mais frequentes em cães que moram com fumantes”, salienta o veterinário Eduardo Schmidt, de São Paulo. Isso porque os componentes do tabaco, ao serem absorvidos pelas células, danificam seu DNA, favorecendo o câncer.
Se você ainda não se convenceu de que o melhor é largar o vício de uma vez por todas, pelo menos evite soltar fumaça perto do bichinho. Final, o animal não tem nada a ver com sua escolha. Procure uma janela, uma varanda ou qualquer outro lugar aberto.